Com a implantação da Rodovia BR-010 na década de 60, a cidade de Ulianópolis, obteve crescimento populacional acelerado, tanto que se tornou um importante centro madeireiro, com o passar do tempo sua economia se fortaleceu no setor agropecuário, tendo como destaque a criação de gado de corte e a produção de grãos em nível de Estado, sua ocupação foi feita de forma desordenada sem nenhuma preocupação com os aspectos de saneamento básico. Atualmente o município de Ulianópolis, vem sofrendo com as fortes chuvas que vem causando uma série de acidentes em função do agravamento da malha viária do município. É importante ressaltar que a cidade de Ulianópolis é caracterizada por ter um relevo com bastante elevações nos seus limites urbanos e que necessita de um planejamento urbano eficaz. Nesse contexto a elaboração de um planejamento para execução dos serviços de infraestrutura, principalmente no que tange a pavimentação de vias de interligação urbanas, mas precisamente da importância de realizar drenagem nos pontos críticos e o prolongamento das vias por meio de pavimentação. Os serviços de manutenção das vias não estão mais obtendo a resolutividade esperada, pois os corredores urbanos além de ter um elevado grau de trafegabilidade com a ausência de drenagem urbana dificultam as suas recuperações. Principalmente no que consiste a este trecho objeto de intervenção, pois o mesmo é uma via de grande acesso e interligação com todos os bairros da cidade e com o meio rural, esse trecho faz parte da rota de integração entre o centro urbano e as comunidades rurais onde são realizado o escoamento da produção agrícola e agropecuária. Diante desta problemática, o poder público municipal propõem a Execução da Pavimentação desta via pública de maior circulação e acesso no município de Ulianópolis. A área de intervenção situa-se na Avenida Presidente Vargas, paralelo ao km 080 da BR 010 em Ulianópolis, sendo a mesma rota de integração municipal urbana, rural e intermunicipal.