O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 13/12/1991
Emancipação Política:
Gentílico: ULIANOPOLENSE
Unidade Federatíva: PA
Mesorregião: SUDESTE PARAENSE
Microrregião: PARAGOMINAS
Distância para a capital: 400 KM

Dados de características geográficas

Área: 5.081,00
População estimada: 37972
Densidade: 11,30
Altitude: 130
Clima: TROPICAL
Fuso Horário: UTC-3
Localizada às margens da Belém Brasília (BR 010) no sudeste paraense, Ulianópolis se destaca no setor AGROPECUÁRIO, com ênfase no plantio de grãos, reflorestamento e criação de animais.

Em 2010 o município recebeu a Certificação com o Selo Verde do Programa Estadual Municípios Verdes.

Ulianópolis está entre os maiores produtores de grãos no Estado, chegando a mais de 300 mil toneladas ano.
É também o único município paraense produzindo álcool e açúcar.
Mais de 1100 hectares são destinadas a outras culturas como mandioca, pimenta do reino, feijão caupi dentre outros, além de citros em geral.
A colonização da área começou em 1958, quando os pioneiros montaram um pequeno acampamento sob um pé de Cumarú, próximo a um riacho. O encarregado do acampamento, o engenheiro Bernardo Sayão, ao ver o pequeno curso d`água pensou tratar-se do Gurupí, rio que estabelece a divisa dos Estados do Pará e Maranhão.

Ao saber que era apenas um afluente do Gurupí, ele chamou o rio de Gurupizinho.

O povoado, que também começou a ser chamado de Gurupizinho, passou a abrigar na década de 60 várias famílias, atraídas pelos projetos de colonização da Amazônia e pela facilidade em conseguir terras na região.

Entre as primeiras famílias a chegar ao local estava a Família Uliana, nome que deu origem a denominação atual do município.

O local, que recebia muitos migrantes de outros estados, principalmente do Espírito Santo, inicialmente ficou conhecido como Gurupizinho dos Capixabas. Elevado à categoria de município recebendo o nome de Ulianópolis através da Lei Estadual nº 5.697, de 13 de dezembro de 1991, publicada no Diário Oficial em 20 de dezembro de 1991 e sua instalação oficial, aconteceu em 1º de janeiro de 1993, possui uma área total de 5.081,069 Km², localiza-se na parte sudeste do norte do Pará e pertence a micro região Paragominas.

Sua posição geográfica é determinada pelas coordenadas: junto ao paralelo 3º meridiano 45º. Estende-se 03,45’,23” de latitude sul e 47º,30’,4” de latitude ocidental de Greenwich. Localiza-se na margem da Rodovia Br 010 entre os Km 80 e 84.

Pertencente à Unidade Federativa do Pará, estando a 400 km da Capital Belém, Ulianópolis tem como municípios limítrofes: Dom Elizeu e Goianésia do Pará ao Sul, Paragominas ao Norte e a Oeste e o Estado do Maranhão ao Leste. Possui uma área territorial de 5 081,069 Km², sendo 4 031,069 no meio rural e 1.050 no meio urbano, o Município possui uma população estimada (IBGE/2013) de 51956 habitantes a uma densidade de 8,52 hab./Km² . Ulianópolis possui um clima Tropical úmido de monção, temperatura média anual oscilando entre 26° a 27°C – Máxima de 33°C, e mínima de 22° a 23°C. Sendo que o período chuvoso vai de novembro a abril (100 a 125 dias de chuva), com índice pluviométrico variando de 2.250 a 2.500mm.

A base econômica de Ulianópolis deu-se inicialmente pelo extrativismo vegetal, mineral, na pecuária e agricultura. O rebanho bovino do município destina -se ao abate, produção de leite e derivados. A criação de frangos e suínos também tem se desenvolvido muito bem no município com produção para corte. Porém nos últimos anos com escassez da madeira, muitas serrarias migraram para outras regiões, e a economia ficou baseada em sua maior parte na pecuária e agricultura sendo o maior produtor de grãos do Estado do Pará, apresentou um grande avanço também na Agricultura familiar e na produção de cana de açúcar, tendo no município instalada a Pará Pastoril Agrícola – PAGRISA, a agroindústria sendo a única produtora de açúcar e álcool do Estado do Pará.

Meio Ambiente Ulianópolis foi considerada um dos municípios que mais devastou, passou pela operação Arco de Fogo em 2008, teve sua economia local afetada o que fez com que o município desenvolvesse novas alternativas de sustentabilidade como assinatura do Termo de Compromisso com o ministério Público Estadual, o Pacto Contra o Desmatamento Local, e alcançar 80% de área cadastrada no CAR (Cadastro Ambiental Rural) assim como apresentar um desmatamento menor que 40%km² podo . A Operação Arco Verde contribuiu para o desenvolvimento de uma nova forma de pensar o meio ambiente, tendo como resultado o desenvolvimento de ações locais que o levaram a cumprir as metas de integração ao Programa Municípios Verdes ficando fora da lista dos municípios que mais desmatam na Amazônia, sendo o 5º município a sair da lista. Apresenta também áreas de reflorestamento assim como plantações de Eucalipto, fomentado pela VALE FLORESTAR. Cultura Por ter uma formação de origem imigratória, Ulianópolis possui poucas manifestações culturais próprias, as mais expressiva são:

• O AgrofestMilho, teve sua origem em 2001 para festejar a safra do milho, Estando hoje com o status de maior feira aberta ao público do estado, com rodeio, parque de diversões, shows regionais e nacionais e apresentações culturais, não tem data fixa para sua realização, podendo ser comemorado entre o período de maio a julho;

• O Aniversário da Cidade é outro evento de grande movimentação de pessoas, além dos moradores, pessoas de cidades vizinhas participam das comemorações que ocorre no período de três a quatro dias com programações variadas.

• A rede municipal de Educação anualmente desenvolvem Projetos com temas ambientais que culminam sempre no mês de setembro coincidindo com a realização do Desfile Escolar, além das comemorações cívicas as Escolas Municipais expõem as principais temáticas trabalhadas no decorrer do ano letivo escolar, neste evento os munícipes prestigiam seus filhos e filhas desfilando e apresentando os trabalhos das escolas onde acontecem também as apresentações de bandas e fanfarras.
Por ter uma formação em grande parte por imigrantes, Ulianópolis possui poucas manifestações culturais próprias, as mais expressiva são:

Festa do Sagrado Coração de Jesus, que acontece anualmente em junho, com aproximadamente dez dias de festividade, com rezas, missas, novenas e arraial;

O Agrofest Milho, é considerada desde 2013 a maior feira aberta ao público do estado do Pará. Sendo realizado desde o ano de 2001, com aproximadamente sete dias de duração (não tem data fixa para sua realização, podendo ser comemorado entre o período de junho ou julho);

O Aniversário da Cidade é outro evento de grande movimentação de pessoas, além dos moradores, pessoas de cidades vizinhas participam da comemoração, que geralmente ocorre no período de três a quatro dias corridos;

Outro evento que tornou-se popular, é a realização do Desfile Escolar no mês de setembro, onde as escolas expõem suas principais temáticas trabalhadas anualmente, neste evento os pais prestigiam seus filhos e filhas desfilando e apresentando os trabalhos das escolas, assistem também a apresentação das bandas fanfarras que tocam no decorrer do evento.

Sem informações até o momento

Geografia
Localizado a uma latitude 03º44'31" sul e longitude 47º29'41" oeste, estando a uma altitude de 130 metros acima do nível do mar. O município possui uma população estimada de 53 881 mil habitantes, distribuídos em 5 088,468 km² de extensão territorial.[8][9]

Clima
Ulianópolis possui um clima Tropical úmido de monção, tipo Am (Classificação de Kõppen), temperatura média anual oscilando entre 26° a 27 °C - Máxima de 33 °C, e mínima de 22° a 23 °C. Sendo que seu período chuvoso vai desde o mês de novembro até abril (100 a 125 dias de chuva), com índice pluviométrico variando de 2.250 a 2.500mm.

HINO DO MUNICÍPIO

HINO

O Hino Municipal também foi escolhido através de concurso realizado em praça pública no ano de 2004.
A vencedora do concurso e portanto autora da Letra e da Melodia é a professora e pastora LUCIANA DA SILVA GINELI BRAGA.
Hino do Município

Terra de belas florestas
Povo humilde e trabalhador
Que conquista com seu jeito forte
Dignidade, respeito e valor.

A Amazônia é o seu baluarte
Referência por todo o Brasil
Do lindo rio Gurupizinho
Seu primeiro nome surgiu.

Ulianópolis mui amada
A esperança é o nosso penhor
Um futuro brilhante teremos
Conquistando com luta e amor.

Suas culturas são muito diversas
De lindas regiões do Brasil
Ricas matas e solo argiloso
Terra fértil de grandes plantios.

Suas colônias têm muitas riquezas
Na cidade o progresso se vê
Povo herdeiro de um grande futuro
Que esperamos aqui conhecer.

Ulianópolis mui amada
A esperança é o nosso penhor
Um futuro brilhante teremos
Conquistando com luta e amor.

BRASÃO

A Bandeira e o Brasão de Ulianópolis foram escolhidos através de consulta pública, onde alunos do município, via concurso, puderam apresentar seus desenhos a um banca de jurados.
O resultado da escolha foi regulamentado e Oficializado através da Lei Municipal 013/1993 em 30 de agosto de 1993.

BANDEIRA

A Bandeira tem como tamanho oficial 1,70 de largura por 1,10 de altura.
As cores VERDE representa as Florestas, o AMARELO Minério, o AZUL Progresso.
A ÁRVORE representa a Economia, os RAMOS a Agricultura e a ESTRELA a Espiritualidade religiosa.

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 1 dia(s)

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Essa gestão, não paraaaaa de mostrar que veio para TRABALHAR! E consigo, carrega inúmero [...]

#Esporte Há 1 dia(s)

III OPEM IGAM DE KARATÊ INTERMUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS- PÁ.

ALUNOS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ( SCFV) SÃO DESTAQUE EM COMPETIÇÃO INTERMUNICIPAL.

#Educação Há 3 dia(s)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PSS, DESTINADO A ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR.

PSS PARA INGRESSO EM ESTÁGIO NO ANO DE 2024.

#Planejamento Há 16 dia(s)

CONSULTA PÚBLICA DA LDO

#Cultura Há 21 dia(s)

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DOS APROVADOS NA LEI PAULO GUSTAVO.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DOS APROVADOS NA LEI PAULO GUSTAVO.

#Município Há 86 dia(s)

CHAMADA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

#Desenvolvimento Há 89 dia(s)

MINISTRO DAS CIDADES VISITA ULIANÓPOLIS-PA

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito